domingo, 1 de março de 2009

Redação fura a apuração,e engravida Globo


A tal barriga no jornalismo parece ainda estar na moda. Em algumas redações gostam de dar um passo a frente, para depois ter que voltar atrás e dizer:"erramos". Recentemente podemos citar a falha da TV Globo em colocar o país em risco, sem mesmo apurar todos dados no caso da advogada Paula Oliveira , foi vinculada a notícia sem investigação das fontes. Então levanto uma crítica de "barriga"entre "furo"podendo citar este trecho do Jornalista Rui Martins
"Como um órgão de imprensa de tanta penetração pode se permitir divulgar com estardalhaço um noticiário de muitos minutos, reproduzido online, repicado por jornais, rádios e copiado por outras televisões sem primeiro checar no local? Que jornalismo é esse que se faz sem qualquer investigação, sem se ouvir as partes envolvidas? Sem deslocar antes um repórter para Zurique e entrevistar também o policial responsável pela ocorrência? Sem ouvir a própria envolvida, fiando-se apenas no relato de um pai desesperado? Sem pedir a opinião de um especialista em ferimentos e escoriações?"
E ai? onde estão os profissionais formados dentro da ética jornalistica e apurativa. A busca pelo furo e o destaque é o que importa? não se sabe quem disse, nem o que foi, mas repercursão tem que ser a melhor, é o que deu a entender nesse caso. Podemos citar casos onde se confude a "barriga" que vira um "furo", como no caso do "Boimate" públicado pela revista Veja.
Outro caso que várias "barrigas" foram públicadas e depois corrigidas, foi no seuquestro da adolescente, Eloá, no qual vários sites deram morte da menina por causa de uma notícia da assessoria Estado de São Paulo, que horas depois volto atrás e corrigiu, e nisso diversos sites já haviam notíciado o falecimento de uma das garotas, outra vez não houve apuração correta antes de divulgar a informação.
A realidade vale uma mentira, essa foi a repercursão do caso Paula Oliveira,("Paula Oliveira teria confessado que forjou ataque").O jornalismo deve mostrar a verdade apurada,e não querer apenas se destacar ou ter audiência, a "barriga" da TV Globo foi a pior gestação da imprensa Brasileira.



Um comentário:

  1. Essa barrigada da globo foi tão grande que até engravidou a advogada!
    rsrs
    To adorando o blog!
    beijos
    BiBi

    ResponderExcluir