terça-feira, 28 de abril de 2009

Rede Sociais e os Seres Humanos

Responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e um objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. As redes sociais representam uma forma de representação dos relacionamentos, afetivos ou profissionais dos seres humanos.
A rede social com relação aos seres humanos tem seu lado negativo e positivo. O privilegio de atitudes e comportamentos que podem valorizar a vida, já uma negação são os lados que marcados por atitudes e comportamentos podem agredir a vida.
O favorecimento de vínculos positivos através de interações entre os seres humanos oportuniza um espaço de reflexão, troca de experiências buscando soluções para problemas em comum, estimulando a cidadania, mobilizando grupos de pessoas e instituições para utilização de recursos existente na internet em pró da comunidade
Grupos com identidades semelhantes são compostos dentro destas redes, tendo assim como principal filtro dessas instalações a internet.
Nesta composição de redes podemos citar alguns exemplos bastante utilizados no Brasil, Orkut e blogs. O país hoje reina na navegação das redes sociais com uma porcentagem de 80% de internautas visitando essas redes de relacionamento.
No Brasil a rede mais famosa é o Orkut, sendo assim também o mais acessado, tendo em vista esse enorme crescimento os portais começaram a criar suas redes de relacionamento, então iniciativas são lançadas como, Gaia do terra, UOLkut, Beltrano etc.
Pesquisas descobriram que o perfil dos internautas é muito parecido com a vida fora do ambientes virtual, se uma pessoa é popular na faculdade provavelmente terá muitos amigos no Orkut, mySpace ou Facebook , e se for tímida o mesmo comportamento será repetido em sites de relacionamentos.
Fica então um questionamento, até onde o mundo virtual das redes de relacionamento pode interferir na vida dos seres humanos? Dentro desta questão pode se analisar vários fatores, profissional, sentimental, honestidade e diversos pontos que podem atrapalhar ou melhorar a vida das pessoas.

:LEIA MAIS SOBRE REDES SOCIAIS NA COLUNA AO LADO.

sábado, 11 de abril de 2009

Preconceito, mesmo que sem ação

O que estamos acostumados a ver hoje, como preconceito homofóbico, faz parte de um leque infinito de coisas que acontecem verbalmente, fisicamente e até mesmo criminosamente.
Apesar da aprovação dos direitos homossexuais, o que se percebe é que as pessoas não respeitam mesmo, e o numero de crimes vem aumentando a cada dia que se passa, e quando os jovens agredidos vão registrar suas queixas sofrem mais preconceito.

Entre esses diversos preconceitos sofridos pelos homossexuais, um que pouquíssimas pessoas mencionam é o que talvez elas cometam diariamente sem perceber. Faz parte de um preconceito mudo, aquele que um olhar, um gesto, uma pequena palavra pode machucar e provocar um desgosto bem maior que uma agressão.
Em entrevista ao blog, “Rodrigo” como prefere ser chamado, porque não quer revelar seu verdadeiro nome, nos contou coisas Que já viveu como “preconceito mudo”, “várias vezes me deparo com pessoas cochichando, criticando trabalhos que realizo em minha faculdade, até mesmo pessoas que se dizem fiéis de deus”. Em vários olhares ou até mesmo em gesto me sinto recuado, isso me provoca uma angustia enorme, afirmou “Rodrigo”.
Rodrigo disse também, que, comentários desnecessários fazem - o sentir excluído, talvez muitas pessoas não percebem, mas isso para um homossexual pode doer e ser entendido como preconceito.
Para “Rodrigo” isso é constante, ele, no entanto releva já aprendeu a viver com esses atos ignorantes de pessoas mal situadas humanamente, e acredita num mundo melhor, pois em 25 anos de vida acha que muita coisa já mudou.
LEIA MAIS:


Nossos Direitos

VITÓRIA DO MOVIMENTO GLBT!

VEJA TAMBÉM:



LEIA MAIS:

(O preconceito racial ainda existe nos dias atuais)

(Você é preconceituoso?)

(Mulher e determinação)

(Por um mundo mais vivo)

(Sociedade Deficiente)

Volte a página inicial